A primeira vez que li esse termo foi no livro O guia definiftivo do pós-parto do Dr. Oscar Serrallach. Ele traz o termo exaustão pós- parto, você já tinha ouvido falar?
Trata-se de uma síndrome que afeta todas as esferas da vida de uma mãe depois de parir. E o que caracteriza uma síndrome?
Um conjunto de sintomas que são vivenciados concomitantemente, causados por muitos fatores diferentes, a ponto de não sabermos qual fator levou ao sintoma, pois um mesmo fator estaria relacionado a vários sintomas.
Imagine um cômodo que tem várias portas...e ao entrar no cômodo vc não soubesse por qual porta teria entrado.
Eu dividi a exaustão pós natal em 3 pilares: psicológico, fisiológico e ambiental. E para cada um desses pilares haveriam outras colunas de sustentação. Ps: amo arquitetura! E adoro exemplificar com paralelos de construção...rsrs, arquitetos que me perdoem!
A qualidade de cada pilar, que sustenta as colunas garantiria a estabilidade da construção, no caso da mulher/mãe que acabou de nascer também, ou melhor passa por uma reforma drástica!
O pilar psicológico é autoexplicativo!
Agora os outros dois pilares que queria falar um pouco mais.
As colunas do pilar fisiológico seriam: hormônios, nutrição e sono.
E as colunas do ambiente: suporte social, estresse e toxinas.
E desses fatores teríamos uma regulação fina, numa balança que oscila muito de acordo com o tipo de pilar que a pessoa tem.
Mulheres com histórico familiar de depressão tem mais chances de desenvolver depressão, na gestação e no pós parto, por exemplo.
Deficiências na alimentação de micronutrientes como ferro, zinco, vitamina B12, vitamina D e macronutrientes que são as proteínas, carboidratos e gorduras diariamente, segundo Dr. Oscar Serrallach estariam relacionadas á exaustão e até a depressão pós parto.
Quem se preocupou na dieta pós nascimento da cria? Pois é... nesse momento crucial é fundamental para o bem-estar da mãe e consequentemente do bebê.
Se quiser fazer uma teste para saber se está com exaustão pós natal, me envie um e-mail para querocolomaterno@gmail.com com o título "teste da exaustão", que te encaminho!
Bjos e até quarta-feira que vem?
Comments