top of page
Foto do escritorPoliana Peres

O pós-parto no mundo: como as mulheres são tratadas

Trouxe para vocês como algumas culturas tratam a mulher no puerpério ou pós-parto.

Na China existe a prática de Zuo yue zi, deixando que quer dizer " a lua de fora ou o mês da incubação".

Depois do nascimento do bebê a mãe não sai de casa, seu papel é amamentar o bebê, e sua sogra ajuda a supervisionar os cuidados da casa, preparação de comida e tarefas domesticas.

Durante 4 ou 5 semanas, mantem-se a mãe aquecida, isolada e descansada.

Numa dieta com tipos de frango, sopa e grandes quantidades de ovos e leite. Excetuando o leite, evitam-se alimentos crus e frios.


Em Hong Kong, consideram pés de porco servidos com vinagre de gengibre sejam particularmente nutritivos para as mães recentes, juntamente com um chá a base de ervas, chamado de sheng hua tang, q dizem estimular energia e aliviar a exaustão.


No norte da Índia, é comum ver a torrefação da mãe, na qual ela é mantida aquecida, de dez a 40 dias após o parto, por um fogo aceso pelo marido na porta de casa onde o bebê nasceu. O fogo é mantido aceso com mostarda e joio. Além de deixar a mãe aquecida, dizem que ajuda a manter os bhuts, ou demônios, longe.

Na região de Punjab, a mãe é alimentada com alimentos calóricos que aquecem seu corpo e frequentemente são saturados de amêndoas e pistache.


Nas regiões litorâneas ao sul da Índia, uma mãe recente é alimentada com um prato especial de recuperação chamado marunta, que consiste em um peixe chamado kudipu meen, cozido com gengibre, pimenta, dill e alho ( que nutre e aquece), comido exclusivamente por 12 dias. Imagine comer por 12 dias uma comida só?

Vocês se lembram de alguma comida especial paa puérperas?

Eu só lembro da canjica para dar leite...


No sudeste da Àsia, a cultura Hmong pratica um confinamento que vai de 30 dias a quarenta dias, chamado de nyob nruab hlis. A mãe recebe os cuidados de uma única parente, numa parte separada da casa, sem contato com o mundo exterior durante o período.

Nos 3 primeiros dias, ela dorme numa cama de palha perto de um fogo. a primeira refeição que recebe após o parto é um ovo de galinha pochêt com pimenta branca.

Nos dez dias seguintes, ela come apenas arroz quente e sopa de galinha com verduras e ervas.

A nova mãe não pode fazer nenhuma tarefa nos primeiros 10 dias e depois só coisas leves. deve evitar o frio e não pode fazer sexo durante o período.


Austrália aborígene

Uma prática significativa, universal entre as culturas aborígenes, é a cerimônia da fumaça, designada a fortalecer tanto a mãe quanto a criança, e a ajuda a estimular a produção de leite materno.

Olha que interessante, Lembro que tomar banho q deixar a agua morna cair nos depois facilitava a descida e produção de leite. seria uma adaptação?

É cavado um buraco no chão, e aceso um fogo com um tipo especial de madeira. Pedaços de cova ou ninho de formiga vermelha são acrescentados ao fogo. Depis que o fogo diminui e a cova da formiga vermelha vira cinzas, a mãe, segurando o bebê envolto em um cobertor, agacha-se sobre o buraco. Quando ela começa a ficar muito quente, urina sobre as cinzas, deixando que o vapor a envolva juntamente com a criança. Depois, passa mais quinze a 20 minutos agachada sobre o buraco, sem o bebê. Esta é uma cerimônia noturna, e costuma acontecer consecutivamente por 3 a 4 noites.


Indígenas americanos

A prática mais comum é o do tempo de confinamento, quando as mulheres cuidam da nova mãe e do bebê, mimando-a com uma alimentação especial, zelando por seus cuidados pessoais, lavando, produzindo vapor numa casa de purificação e fazendo massagens.

O ritual de purificação hopi exige um confinamento de 20 dias, durante os quais não é permitido `à mãe receber os raios de sol. Na noite do 10 dia nono dia, é preparada ua festa, e o bebê é esfregado com cinzas. O pai anuncia a chegada do sol ao amanhecer.

Quando os raios solares tocam o rosto do bebê pela primeira vez, a avó da tribo escolhe o nome do bebê.

A mãe, então vai para a cabana de suor para completar a purificação.

Na tradição da Tribo San Juan Paiute, tanto a mãe quanto o marido devem observar certas proibições nos primeiros 30 dias,(finalmente o pai apareceu!) incluindo não comer nenhum tipo de carne, evitar sal água fria. Eles devem tocar seus cabelos e rostos apenas com um graveto para coçar, e não com as suas mãos.

Ao final dos 30 dias, os pais banham-se com água fria, aparam as pontas dos seus cabelos e pintam os rostos com ocre vermelho.


Gente não é lindo?

Mas fica meio difícil de imaginar, num apartamento numa cidade acender uma fogueira, ou esperar o primeiro raio de sol...a sociedade nas grandes cidade se afastaram muito desses ritos de passagem...só restou casamento, chá de bebê e batizado.

Poderíamos começar algo para o puerpério... o que você acha?

Vocês lembram ou sabem de algum “ritual” para a mulher no puerpério?






1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page